Baixe agora nosso APP e ouça a Difusora onde você estiver!

NOTÍCIAS

Aluna de Santa Rita do Sapucaí é destaque em projeto nacional de leitura

09/11/2017 | 13:21:23

O texto de Emilly Silva, 13 anos, está entre os 43 escolhidos para compor o livro “As melhores histórias dos projetos de leitura-volume 9”. No total, 35 mil alunos, de 350 escolas brasileiras, participaram das atividades do projeto “Ler é Bom, Experimente”, criado pelo escritor e produtor cultural Laé de Souza. Aluna da escola municipal Valéria Junqueira Paduan, de Santa Rita do Sapucaí, Emily vai a São Paulo no próximo dia 17 para o lançamento no livro.

O projeto tem o objetivo de desenvolver o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens. As escolas participantes recebem os livros da Laé de Souza que são trabalhados dentro na sala de aula e as obras deste ano falavam sobre solidariedade.

Emilly escolheu contar a história de um cachorro chamado Duque para apresentar atitudes de caridade. No enredo o animal depois de fugir do canil onde vive, para experimentar a liberdade, acaba atropelado por um veículo. Um grupo de crianças o encontra “e começa a dar comida para ele”.  A história segue e os amigos “saem para arrecadar dinheiro para levar o cachorro no veterinário que consegue colocar a patinha no lugar”. O texto termina com o cachorro mesmo “querendo ser livre” e gostou “tanto da turma que ficou com eles.

A professora Liliane Clenilda de Almeida comenta que os alunos que participam de projetos de leitura e adquirem o hábito desenvolvem melhor o aprendizado e é uma forma de expressão dos sentimentos. “Através da leitura vejo que o vocabulário é outro, produzem textos com coesão e maior coerência, organizam as ideias e descubro não somente o lado intelectual, mas também questões do contexto familiar e ambiente como medos, angustias, lembranças e felicidade”.

Emilly contou que não fica um dia ser ler. A preferência são os gibis de Maurício de Souza. Por semana são por volta de 15 títulos lidos na biblioteca da escola.

 

A diretora da unidade, Leila Vilela Mamud, comentou que “para a escola a é um ganho em todos os sentidos. Eleva o nome da escola que trabalha para o bem estar do aluno, reconhecimento de toda a equipe e dos alunos que também viram que são capazes. Essa capacidade que a gente consegue mostrar no aluno é muito gratificante para nós professores”.

Da redação, Daniele Peixoto.

Rua Sancho Vilela,19
Santa Rita do Sapucaí-MG
Telefone: (35)3473-4400

SIGA-NOS

© 2017 Rádio Difusora Santarritense Ltda - Todos os Direitos Reservados

Conteúdo:
Desenvolvimento: