Baixe agora nosso APP e ouça a Difusora onde você estiver!

NOTÍCIAS

Pão cheio é a marca gastronômica de Santa Rita do Sapucaí

04/12/2017 | 10:15:18

A gastronomia mineira é uma das identidades do Estado que se consolida como fator de atração de turistas. A pesquisa da secretaria estadual de Turismo, com 7.365 e divulgada nesta quinta-feira (01), aponta quase 29,2% dos entrevistados lembram a culinária local quando se fala em Minas Gerias. Neste universo 41,5% pensam no famoso pão de queijo.

As cidades mineiras com tradições e particularidades guardam segredos gastronômicos que atraem visitantes. O tradicional Pão Cheio é a marca da cidade em Santa Rita do Sapucaí.

A história oral conta que os pães recheados foram trazidos por imigrantes italianos e com o passar do tempo a receita incorporou mudanças com os descendeste portugueses, africanos, libaneses e alemães. Cada família adaptou o seu gosto à receita e hoje o Pão Cheio de Santa Rita do Sapucaí é uma iguaria da tradição local.

Vítor Cássio de Souza Resh aprendeu a receita ainda criança com a família e hoje o pão é uma das atrações vendidas no estabelecimento comercial dele. “Minha mãe e meu pai fazia. A Maria Bonita não saía da padaria do meu pai, sempre ia para fazer o pão cheio do jeito dela e eu ficava ao lado deles”, contou à reportagem

Dois ingredientes são essenciais no preparo do pão cheio “um bom queijo mineiro e lingüiça”. Na receita de Resh, a lingüiça artesanal é preparada por ele. A massa é feita com “ovos, leite, margarina e fermento”, depois de descansar e crescer é colocada na forma “untada com a lingüiça esparramada, azeitona, queijo fatiado, massa e pinceladas de gema para dourar”. O forno para assar deve ser brando.

O decreto que homologa o registro do conhecimento e modo de fazer o pão cheio como Patrimônio Imaterial foi assinado pelo prefeito Jeffeson Gonçalves Mendes na segunda-feira (27), desta semana. De acordo com o secretário de Cultura este é mais um passo para o reconhecimento definitivo pelo estado como “bem tombado”

Para o secretário, o reconhecimento do pão cheio de santa Rita do Sapucaí, faz parte das ações de resgate da “memória” coletiva da cidade.

 

Da redação, Daniele Peixoto.

Rua Sancho Vilela,19
Santa Rita do Sapucaí-MG
Telefone: (35)3473-4400

SIGA-NOS

© 2017 Rádio Difusora Santarritense Ltda - Todos os Direitos Reservados

Conteúdo:
Desenvolvimento: